segunda-feira, 6 de março de 2017

Logística reversa e placa-mãe: tudo a ver ou nada a ver?

Ei você, aluno da administração, mago das inovações, rei da tecnologia ou simplesmente um curioso em busca de informações, nós temos algumas perguntas para fazer. Você tem algum produto eletrônico em casa sem usar? Não sabe o que fazer com as peças de um computador velho e sem utilidade? Então vamos a pergunta mais importante: você já ouviu falar sobre Logística reversa?





Antes de entrarmos nesse assunto, aqui vão algumas informações para a sua leitura ser deleitável (leia-se prazerosa):


1.    Coloque sua roupa mais confortável, prepare um chá (leia-se gatorade, suco, refrigerante ou até mesmo uma cervejinha).


2.    Escolha um ambiente agradável para leitura, estudos comprovam que ler textos ao lado da sua sogra prejudica na compreensão do mesmo (brincadeira, tá valendo tudo).


Sem mais delongas, a Logística reversa é um método de preparação, implementação e controle da eficiência e custo efetivo do fluxo de matérias primas, produtos em processo, produtos terminados e informações relacionadas ao produto, do ponto de consumo para o ponto de origem do produto, com a intenção de recuperar o valor desse item ou encaminhá-lo para uma utilização mais apropriada (ROGERS e TIBBENLEMBKE,1998).


Não entendeu nada? Vamos dar um exemplo para melhorar sua compreensão. Imagine uma empresa multinacional, que tenha como carro chefe a venda de modelos de computador ultramodernos. Os antigos clientes dessa empresa podem levar o seu computador ultrapassado ou alguns componentes como a placa-mãe, para serem analisados por funcionários. Depois de examinado, o cliente recebe então o valor do computador ou da peça em forma de crédito para adquirir qualquer produto na loja. Os equipamentos antigos são encaminhados posteriormente para o setor de reciclagem.


Agora já sabe o que fazer com o seu computador obsoleto e seus componentes? O descarte de aparelhos eletrônicos está se tornando assunto de grande importância, vamos fazer a nossa parte e procurar empresas que utilizam da Logística Reversa.


Ficou interessado e quer aprofundar no assunto de Logística reversa? Segue abaixo alguns links que podem te ajudar:



Não sabe a respeito de nenhuma peça de computador que possa participar da Logística reversa? Comece por aqui! Neste link https://goo.gl/Dwl6yx, mostramos os componentes de uma placa-mãe, uma das peças mais importantes de um computador.


Gostou do post? Deixe o seu comentário e acompanhe nossas futuras publicações.  

Escrito por: Gabriel Santana, Mariana Pereira, Matheus Ricardo, Paula Xavier e Vitor Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário