segunda-feira, 12 de junho de 2017

E-mail, qual a melhor opção para sua empresa?



Você sabia que o primeiro e-mail enviado foi em 1965? 

Desde lá muita coisa mudou.

Que tal fazer um tour por essa historia?


Os sistemas de e-mail foi uma das ferramentas desenvolvidas na criação da rede internacional de computadores. A primeira estrutura de troca de mensagens foi criada em e permitia a comunicação entre múltiplos usuários de uma unidade central de processamento de um computador.


Mas o que é E-Mail?


 Nada mais é que um correio eletrônico, ou seja, um serviço disponível na Internet que possibilita o envio e o recebimento de mensagens. Para usar essa plataforma de interação é necessário ter um endereço de e-mail.


Com o aprimorar da ferramenta, as organizações perceberam uma oportunidade na implementação do serviço de e-mail no ambiente corporativo, a plataforma possibilitava diminuição de espaço entre os colaboradores de forma ágil, eficiente e segura, além do registro organizado das informações.

A tecnologia foi evoluindo e o e-mail se tornou mais robusto, com design melhorado e algumas funcionalidades foram inseridas, como o serviço de spam e o de hospedagem para gerenciar a entrega e processamento das mensagens.
O correio eletrônico se dividiu em duas formas de gerenciamento, clientes de correio e webmail.

Cliente de Correio: utiliza um programa instalado no computador para a troca, registro e personalização das mensagens. Exemplos Outlook, Windows Live Mail, Thunderbird. Existe uma versão ainda mais corporativa, o BF AICS, uma integração do Cliente de Correio com o banco de dados da empresa. Nesse recurso o programa instalado no servidor passa a buscar e-mails junto ao servidor de correio trazendo as mensagens para o banco de dados da organização.

Webmail envia e recebe as mensagens por um Browser, o acesso é feito através do endereço do site que disponibiliza o serviço por login e a senha. Os servidores de webmail mais utilizados são Gmail, Yahoo, Hotmail. Se tratando de webmail, estão disponíveis em duas versões, e-mail pessoal (gratuito ou não) corporativo (não gratuito).  


Cada empresa utiliza a opção que melhor atende suas especificações e necessidades.  Entretanto, há um crescimento expressivo de organizações adeptas aos webmails corporativos.





Vantagens do Webmail Corporativo:

  • Podem ser acessado de qualquer computador conectado a internet;
  • Disponibilização de suporte e arquivamento;
  • Credibilidade na utilização de um próprio domínio;
  • Reputação online;
  • Endereços de fácil customização;
  • Controle de conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário