Você já deve ter ouvido sobre Business Intelligence, ou simplesmente BI?
O BI como é mais popularmente conhecido, é uma ferramenta que ajuda as organizações a coletar, organizar e selecionar os dados, possibilitando tomar as melhores decisões. O termo Business Intelligence surgiu na Gartner Group na década de 80, mas o seu conceito já era utilizado pelos povos, pois eles observavam, analisavam e cruzavam informações juntos á natureza em benefícios de suas comunidades.
De forma técnica, Castro (2016) fala que Business Intelligence “ transforma grandes quantidades de dados bruto (...) em relatórios, dashboards, ou sistemas estruturados que permitam uma análise mais eficiente e contextualizada”, com a finalidade de ajudar as pessoas a terem as melhores decisões dentro da organização. Abaixo segue as vantagens e desvantagens da ferramenta para as organizações
Vantagens
v Redução de custo;
v Identificar oportunidades de negócio
v e de crescimento;
v Otimizar preços;
v Melhorar a eficiência operacional
v e de fornecimento;
v A organização ganha vantagem competitiva ao melhorar
a sua a capacidade de avaliar a relação com clientes
e fornecedores;
v Aumentar o lucro por cliente. (CASTRO. 2016)
Desvantagens
v Alto custo;
v Falta de conhecimento dos gestores
e dos fornecedores de BI;
v Dados dispersos;
v Adoção de hardware e software equivocada.
v O tratamento dos dados e o armazenamento é um processo trabalhoso e complexo.
v Dificuldade de realizar o nivelamento entre o BI e a gestão do conhecimento da organização. (PRIMAK, 2008)
O Business Intelligence é um diferencial, tendo em vista as vantagens que o mesmo proporciona, e também uma forma de manter as empresas lucrativas e bem sucedidas, ou pelo menos evitar falências inesperadas.
É uma ferramenta relevante, pois ajuda na tomada de decisões, ao armazenar e analisar os dados de forma eficaz e eficiente. Percebe-se, portanto que o BI sofre influência direta dos avanços tecnológicos para o armazenamento dos dados.
O BI é um tema que requer muito estudo, pois pode ser utilizado em diferentes áreas e tipos de organizações, e ainda não foi totalmente explorado.
Futuro administrador fica a dica, conhecer uma ferramenta como essa pode ser um diferencial para a sua carreira!
Até mais!
Referência
CASTRO, J.M.L.T. Tendências de Business Intelligence:SSBI como foco principal de estudo. Dissertação de Mestrado – Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação, Universidade Nova de Lisboa,2016. Disponivel em: < https://run.unl.pt/bitstream/10362/19434/1/TGI0065.pdf> Acessado em: 28 mai 2017.
PRIMAK,F. V.Decisões com B.I. (Business Intelligence).Rio de Janeiro: Ciência Moderna,2008.
Escrito por: Lilian Martins
Interesting Article. Hoping that you will continue posting an article having a useful information. Empresas de analitica de datos
ResponderExcluir