O
mundo gera milhões de dados todos os dias, com várias ações feitas pela
sociedade, redes sociais, visitas em sites, pesquisa, registros corporativos, movimentações
financeiras, entre outros. Tornando todos esses dados preciosos, pois é a
partir desses dados que o Big Data faz suas analises estruturada, semiestruturadas
e não estruturadas.
A
partir dessas analises é possível prever o que o cliente deseja mudanças de
mercado antes mesmo das outras organizações que não utilizam a ferramenta.
A
ferramenta Big Data consegue ir mais além. Conseguimos reduzir custos, analisa
o que está por vim e aponta novos caminhos, é uma ferramenta ampla não se volta
só na área de negócios, mas qualquer área e seguimento, como saúde, educação,
entretenimento.
Um exemplo na área da saúde que foi citado no
livro escrito pelos autores SCHONBERGER e CUKIER foi o vírus da gripe no ano
2009, vírus que causavam a gripe suína e aviária, chamado de H1N1.
Algumas
semanas antes do vírus aparecer na mídia, os profissionais da Google publicaram
um trabalho na revista cientifica Nature,
onde surgiu curiosidade entre as autoridades de saúde e cientistas da
computação, mais para outras pessoas esse trabalho foi ignorado. Mais como os
profissionais da Google puderam prever esse vírus? Como a Google recebe mais de
três bilhões de buscas diariamente, eles pegaram 50 milhões de termos de
pesquisa mais frequentes relacionados à gripe, depois foi feito uma comparação
com buscas nos anos 2003 e 2008. Com uma ideia de verificar apenas pessoas
contaminadas pelo vírus da gripe através das pesquisas realizadas na internet.
Quando
o vírus da gripe H1N1 se espalhou no ano 2009, o sistema Google provou ser um
indicador confiável, claro que com atraso natural mais ainda sim era possível
ter informações valiosas antes de acontecer.
Incrivelmente, o
método da Google não envolve o uso de amostras de saliva ou o contato com
médicos. Ele se baseia em “big data” – a capacidade de uma sociedade de obter
informações de maneiras novas a fim de gerar ideias úteis e bens e serviços de
valor significativo. Assim quando uma nova pandemia surgir, o mundo terá um
instrumento melhor à disposição para prever e assim, evitar a dimensão da doença.
(Schonberger, Cukier,2012.p.2).
É a partir dessas vantagens que a ferramenta
nós proporciona agilidades nas pesquisas, já realizadas e apontaram que o
mercado mundial do Big Data deve crescer ainda mais do que outras ferramentas.
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