quarta-feira, 7 de junho de 2017

Marketing Digital e as redes sociais

Hoje em dia, com a internet cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, ter uma presença virtual não é mais um diferencial para as empresas. 80% dos brasileiros pesquisam um produto antes de efetuar a compra. Como influenciar essa decisão de compra e criar um relacionamento positivo com seu público alvo? A resposta está na utilização do chamado marketing digital, que nada mais é que um conjunto de estratégias de marketing utilizadas em meios virtuais possibilitando assim a interação com consumidores e a divulgação de produtos ou serviços. 

As redes sociais são ferramentas excelentes para a aplicação do marketing digital e são bem dinâmicas e acessíveis, tanto para as organizações, quanto para seu público-alvo. Elas tem um força e abrangência enormes, que às vezes passam despercebida por estarem tão presentes em nossa rotina.

Para que esse marketing digital nas redes sociais tenha bons retornos e compense o investimento que demanda, é necessário estar atento a algumas coisas:

·         Planeje suas ações com antecedência.
·         Avalie as necessidades e demandas do seu público alvo.
·         Trace um perfil comportamental desse público, a fim de facilitar a escolha das redes sociais mais adequadas.
·         Invista em marketing de conteúdo, que é uma forma de engajar seu público alvo com um conteúdo valioso e relevante.
·         Esteja atento às peculiaridades de cada rede social e de seus usuários.
·         Trabalhe com o marketing de relacionamento, visando a fidelização do seu público e a construção\manutenção de um relacionamento positivo com os clientes.
·         Monitore continuamente as páginas e esteja sempre atento ao feedback dado pelo público.
·         Trace planos e objetivos de médio a longo prazo. Estratégias de marketing digital em redes sociais exigem um prazo de maturação.

Por mais simplista que pareça o conceito de marketing digital, é realmente importante atentar para esses tópicos. Um perfil feito de forma errônea em determinada rede social pode ter o efeito totalmente contrário ao esperado e manchar a reputação da organização. Mas se essa gestão de marketing digital nas redes sociais for feita corretamente e com um bom planejamento, certamente trará bons retornos para as organizações e para os clientes, gerando um conteúdo diversificado e bons relacionamentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário