Hoje em dia, com a internet cada vez mais
presente em nosso dia-a-dia, ter uma presença virtual não é mais um diferencial
para as empresas. 80% dos brasileiros
pesquisam um produto antes de efetuar a compra. Como influenciar essa decisão
de compra e criar um relacionamento positivo com seu público alvo? A resposta
está na utilização do chamado marketing digital, que nada mais é que um
conjunto de estratégias de marketing utilizadas em meios virtuais possibilitando assim a interação com consumidores e a
divulgação de produtos ou serviços.
As redes sociais são ferramentas excelentes
para a aplicação do marketing digital e são bem dinâmicas e acessíveis, tanto
para as organizações, quanto para seu público-alvo. Elas tem um força e
abrangência enormes, que às vezes passam despercebida por estarem tão presentes
em nossa rotina.
Para
que esse marketing digital nas redes sociais tenha bons retornos e compense o
investimento que demanda, é necessário estar atento a algumas coisas:
·
Planeje suas ações com antecedência.
·
Avalie as necessidades e demandas do
seu público alvo.
·
Trace um perfil comportamental desse
público, a fim de facilitar a escolha das redes sociais mais adequadas.
·
Invista em marketing de conteúdo, que é
uma forma de engajar seu público alvo com um conteúdo valioso e relevante.
·
Esteja atento às peculiaridades de cada
rede social e de seus usuários.
·
Trabalhe com o marketing de
relacionamento, visando a fidelização do seu público e a construção\manutenção
de um relacionamento positivo com os clientes.
·
Monitore continuamente as páginas e
esteja sempre atento ao feedback dado pelo público.
·
Trace planos e objetivos de médio a
longo prazo. Estratégias de marketing digital em redes sociais exigem um prazo
de maturação.
Por mais simplista
que pareça o conceito de marketing digital, é realmente importante atentar para
esses tópicos. Um perfil feito de forma errônea em determinada rede social pode
ter o efeito totalmente contrário ao esperado e manchar a reputação da
organização. Mas se essa gestão de marketing digital nas redes sociais for
feita corretamente e com um bom planejamento, certamente trará bons retornos
para as organizações e para os clientes, gerando um conteúdo diversificado e
bons relacionamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário